Dhamma Sarana - Centro de Meditação Vipassana



Dia 26 de setembro iniciei uma caminhada de dez dias de silêncio e mergulho interior, e devo confessar que naquele momento eu estava sem muitas expectativas para o que viriam a ser esses dias, mas com uma firme determinação de que independente do que acontecesse eu iria finalizar os dez dias... Finalizaria eles para ser uma experiência dessas que se tem uma vez na vida para nunca mais, ou finalizaria eles como sendo uma experiência inexplicável na qual palavras e textos dificilmente conseguiram descrevê-la.

A segunda opção foi a que se concretizou e até agora ainda estou sentindo e reverberando sensações, emoções e pensamentos desses dias, voltei dia 07 de outubro em pleno domingo de eleição, mas voltei de uma forma completamente diferente daquela que fui...

Tentarei expressar em palavras um pouco desses dias, mas adianto que buscarei escrever dez textos para assim ser mais específico com minhas sensações e farei isso também, como um trabalho meu de compreensão de tudo isso que ainda está a mexer aqui dentro.

A grande pergunta que me fiz e que muitas pessoas me fizeram antes de ir para o retiro era: mas você irá aguentar dez dias de silêncio???

– Sinceramente, a resposta foi aguentei e confesso ter sido esse, os menores dos problemas e dilemas vivenciados ali... Silenciar a voz é facílimo e tranquilo, o difícil foi silenciar a mente e como foi difícil, eitaaaa mente ativa e barulhenta, sôôôÔÔÔÔôôô.. Esse foi o grande desafio aquietar a mente, aprender a ouvir e sentir as próprias sensações, emoções e até mesmo o pensamento, se tornar um observador de si mesmo foi um trabalho árduo e que continuará sendo pro resto de meus dias... Mas ao mesmo tempo foi uma das jornadas mais lindas e incríveis que já experimentei, estar consigo mesmo, descobrir-se, perceber-se, saber se reconhecer e principalmente notar que o sofrimento é criado por nós mesmos...

Ahhhhhhhhhh que coisa mais linda, profunda e incrível esses dias, prometo continuar compartilhando dele aqui em outros textos, mas vou encerrando esse por aqui e deixando uma pergunta no ar que será por onde iniciarei o próximo texto...

O que há além do silêncio???

Comentários

Postagens mais visitadas