Bicicletada 27/03/15

Foto: Fabi Braga/Folhapress

Agradecer é a única palavra que pode explicar o que vivenciei ontem na Avenida Paulista, havia participado de outras bicicletadas, havia presenciado outros momentos da bicicleta na cidade de São Paulo, mas a emoção e as coisas que vivencei ontem na bicicletada pelas ciclovias de São Paulo foi incrível... Um filme passou na minha memória desde quando comecei a pedalar e ainda nem haviam ciclovias, desde as finas e receios que vivenciava ao cruzar as pontes para a Zona Norte ou Zona Sul de São Paulo... Reencontrei pessoas que me estimularam a iniciar no modal da bicicleta, que me disseram ser possível pedalar nessa cidade mesmo sem a estrutura necessária... E hoje vendo essa estrutura nascer, crescer e se espalhar pela cidade faz com que nossos pedais se tornem mais seguros, mais tranquilos e que não precisamos ter tantos receios como tinha antigamente... Mas mesmo assim, alguém queria derrubar tudo o que estava sendo construído, toda essa estrutura que está sendo feita para melhorar nossos percursos, sim sei que há problemas, sei que há estruturas ruins, mas prefiro estar dentro dessas estruturas ruins do que dividindo a faixa, ou sofrendo pressão de carros, ônibus e taxistas em outros localidades onde não existem essa estrutura... Porém o que me deixou mais contente e feliz, foi reencontrar muita gente, foi rever pessoas que estão na luta faz anos e que me inspiraram, me inspiram e ainda me inspirarão muito... Não irei citar nomes, pois correrei o risco de esquecer alguém e isso não quero fazer...
Agradeço ainda mais o que essa cultura da bicicleta tem feito pela minha vida e de muitas outras pessoas, o que ela tem feito para a convivência com as pessoas e com a cidade, como eu comecei a perceber a cidade de outra forma desde que comecei a pedalar, o como a cidade parece mais colorida e menos cinza, o como é delicioso você cruzar com alguém conhecido por essas ciclovias e poder parar conversar rapidamente e seguir viagem, e como é maravilhoso estar nesses espaços segregados nos quais compartilhamos vidas, experiências e amizades... A bicicleta me apresentou um outro mundo, me fez conhecer pessoas incríveis, me fez perceber e vivenciar a cidade de uma outra forma e a cada dia que pedalo eu quero pedalar mais e mais...
E ontem me emocionei demais levando a faixa com um amigo que conheci e fiz por causa da bicicleta, e depois ir pro bar comemorar a bicicletada com as pessoas que também compartilham e vivenciam a bicicleta... Sinceramente me emocionei demais, achei tudo lindo, não consegui vir os mais de sete mil ciclistas que pedalaram ontem, e os outros que caminharam, só consegui enxergar um mar de gente a nossa frente enquanto lá no fundo levávamos a faixa que fechava a bicicletada...
 Foi lindo, foi maravilhoso e foi de uma energia e alegria sem tamanho, que isso só venha a se multiplicar por essa cidade e que nossas diferenças políticas muitas vezes debatidas e discutidas nas reuniões da associação, que nossos posicionamentos divergentes só vem mostrar que queremos mais e mais do que vivenciamos na noite de ontem... Mais pessoas se juntando e somando a esse meio de transporte tão antigo e tão delicioso e que queremos mais e mais pessoas pensando e multiplicando a cultura da bicicleta pela cidade, pelo país e pelo mundo...
Por isso só tenho a agradecer a todos os sete mil que estiveram ontem na paulista e principalmente a todos aqueles que me fizeram emocionar e lacrimejar em alguns momentos da manifestação... a alegria era tamanha que não cabia em mim e levava aquela faixa com amor e respeito a todos aqueles que estavam ali para construir uma cidade mais humana, mais alegre e mais amiga das pessoas...
Agradeço a todos vocês, valeu por essa noite maravilhosa...

Foto: Rachel Schein


Comentários

  1. Você conseguiu transcrever os sentimentos de todos nós. Obrigada por mais esta emoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela companhia, pelos remendos salvadores e por fazer os pedais ficarem mais coloridos...
      Estamos juntos pela bicicleta sempre...
      Beijokas

      Excluir
  2. A população precisa respirar mais ar puro, mas ainda não sabem ainda como ter uma qualidade de vida maior com menos stress + saúde eu tenho a solução e ela tem 2 rodas!!!
    Valeu Evandro por agitar ainda mais essa bicicletada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas