Aliment AÇÃO!!!


Aliment AÇÃO!!!



O ato de se alimentar é algo maravilhoso e revigorante, mas acredito que a maioria das pessoas pense que se alimentar esteja relacionado  somente ao ato de nos  nutrirmos e colocarmos para dentro de nosso corpo  o alimento, isto é,  a ingestão de comidas. Porém, como quero ampliar o olhar sobre isso recorro ao dicionário Houaiss e convido vocês  a  consultarmos  juntos a definição de “a.li.men.to s.m. 1 toda substância que sirva para alimentar ou nutrir 2 p. ext. tudo que contribui para a manutenção de algo <o álcool serviu de alimento para o fogo> 3. fig. o que sustenta”. Como podem ver, toda a substância que serve para alimentar ou nutrir é um alimento. Agora vocês podem se perguntar, mas qual o motivo de ele resolver escrever sobre isso? E eu respondo: simplesmente por causa de algumas perguntas que andaram me fazendo sobre o estar vegetariano estrito (só ingiro alimentos que não possuem origem animal) e qual foi o processo que vivenciei para estar onde estou hoje por meio da minha  alimentação.  

O processo é o que torna toda essa história linda e encantadora, pelo menos para mim, pois como dizem as filosofias orientais “o que importa é a jornada” e a minha jornada envolve a alimentação. Porém, ela não se baseia apenas na alimentação por meio de ingestão de comidas, ela tem outros pilares que depois de ler o livro do mestre Tomio Kikuchi, Autocontroleterapia, vim compreender sobre esses pilares e o quão eles são importantes.

Continuarei essa conversa sobre os pilares depois de citá-lo, afinal nada melhor do que o próprio mestre para explicar sobre a questão:
“Existem quatro atividades na vida do ser humano cuja ordem é de máxima importância que seja compreendida para a conscientização dos problemas que encontramos. Estas atividades são: alimentação, respiração, movimento e pensamento. (...) O uso da consciência é uma importante forma de autoconfirmação que sempre acompanha a autocomprovação e que cria motivação. De fato, a criação do motivo (a criação da vontade) é a base da educação. Existem muitas pessoas que não mostram interesse ou vontade. É para elas que temos que mostrar este ponto chave: o desequilíbrio. Se não usarmos a consciência, a falta de equilíbrio se fará sentir cada vez mais. Um aspecto importante nas quatro atividades vitais é que nelas ninguém pode substituir outra pessoa, pois elas são totalmente individuais” (p.14-15).

Dito isso, volto ao meu processo e aos pilares e  logo  perceberão o motivo de citar o mestre e como essa passagem vai ajudar a ilustrar algo que não havia compreendido e percebido, por isso sou muito grato aos seus ensinamentos e a este livro maravilhoso (hehehehe). Então, tudo começa com a prática de Hatha Yoga anos trás e foi por meio dela que comecei a tomar consciência do pilar da respiração e da forma como respirava (pranayama).  Já o pilar do movimento veio por meio da consciência corporal das posturas da Yoga ( ássanas) e , como isso, percebi como o meu equilíbrio e meu emocional estavam intimamente ligados. Dependendo de como me sentia no dia, algumas posturas não saiam direito ou até mesmo não conseguia executá-las, para vermo como tudo estava ligado E,, por fim, os pensamentos foram acalmados por meio  da meditação que muitas vezes era realizada na própria postura ou sentado na postura de indiozinho (para abrasileirar).

O que quero dizer com tudo isso é que todos esses pilares essenciais do Mestre Kikuchi são baseados na alimentação, sim, pois sou eu quem escolho como e quando ingerir determinadas coisas, mas a respiração é automática e involuntária dirão alguns, porém só depois das práticas de pranayama e da consciência que despertei para esse simples ato, percebi o quão  poderoso é o ato de respirar... Conseguimos mudar nosso humor, nossa atividade corporal e, consequentemente, nosso metabolismo somente com a forma como respiramos... Ahhhhhhh se vocês duvidam, os convido a fazer uma aula de pranayama em algum local ou só peço que tomem consciência de alguns momentos em suas vida e aí reparem  na respiração, segue alguns exemplos: quando estiverem com raiva, ou irritados, parem e prestem atenção na forma como  estão respirando, quando estiverem em êxtase devido a prática de alguma atividade física notem a sua respiração, quando estiverem com medo também  deem uma paradinha e vejam como anda a entrada e a saída de ar do seu corpo, e, por fim, quando começarem a tomar consciência disso, perceberão que se mudarem a forma como respiram, poderão mudar seu humor, se praticarem exercícios de respiração intercalando as narinas  perceberão a calma, tranquilidade e sonolência que lhes despertará, tudo isso só por meio da respiração... Ahhhhhhhhhhhh então o como respiramos e ingerimos o ar, que não deixa de ser uma forma de alimentação, também pode mudar todo nosso humor... Ualllllllllllll....

E foi com essa consciência e modificação que comecei a me atentar para os os pensamentos  para os quais  dava importância e muda-los, foi aí que comecei a perceber o quão importante são  meus pensamentos e de quais informações e coisas eu quero me nutrir mentalmente, olha aí a alimentação para os pensamentos também... Será que devo entrar nessa discussão agora, acho que vou esperar um feedback de vocês para ver se continuo a escrever sobre esse meu processo, afinal já me alonguei demais para um texto, né...hehehehe

Espero que gostem e aguardo os comentários para saber se continuo a contar essas experiências e histórias ou se paro por aqui mesmo...
Gratidão por terem lido até aqui e espero que esse texto, de alguma forma, ajude vocês a tomarem um pouquinho mais de consciência sobre vocês mesmos, pois nada melhor do que cada um de nós para sabermos o que nos faz bem e o que nos faz mal...

Gratidão e desejos de paz, amor e alegria  a todos...


Esse é o livro que citei do Mestre Tomio Kikuchi, para quem é de São Paulo vale a visita ao restaurante Satori na liberdade onde ele prepara os pratos e até mesmo faz atendimentos para quem busca o equilíbrio.


Vale muito a visita e conhecer o espaço...

Comentários

  1. Interessante, Evandro. A gente não costuma analisar quão amplo é o conceito de alimentaçao ( pensamentos, energias... td isso nos alimenta e sao chaves para nosso equilibrio) .Continue compartilhando conosco esse processo e também nos inspirando :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas